Dentes amarelados são um problema que acontece com frequência na vida de várias pessoas. Eles são um dos principais motivos de uma autoestima baixa, já que só de acessar a internet vemos milhares de famosos e influencers exibindo dentes super brancos e alinhados.

A alteração na cor dos dentes pode acontecer por uma série de fatores, como por questões genéticas, falta de higiene bucal, uso de medicamentos ou até mesmo pela idade.

Falta de Higiene Bucal

É uma das principais causas dos dentes amarelos. Quando não se tem uma rotina regrada de escovação, com uso de enxaguante bucal e fio dental, acontece o acúmulo de placa bacteriana e de restos de comida, que atacam o esmalte dentário revelando as camadas mais profundas.

Consumo de Alimentos e Bebidas

Certos alimentos e bebidas possuem muitos corantes e açúcares, ocasionando a alteração na cor dos dentes. Entre os mais conhecidos estão o café, vinho tinto, chás e alguns tipos de refrigerantes.

Medicamentos

A ingestão de alguns medicamentos também pode causar efeitos na cor dos dentes, como antibióticos, anti-histamínicos, anti-hipertensivos e antipsicóticos, principalmente se for consumido por crianças menores de 8 anos.

É sempre indicado ler toda a bula dos medicamentos e tirar as dúvidas com o seu médico, analisando também, os possíveis efeitos colaterais.

Idade

Com o passar do tempo, os dentes permanentes são propensos a se tornarem mais escuros ou amarelados por conta do desagaste natural que acontece na camada de esmalte que reveste a coroa dos dentes.

Genética

Pessoas com familiares com dentes que são naturalmente amarelados ou acinzentados tem uma maior tendência ao escurecimento dos dentes. Sabendo disso, procure por um profissional de odontologia e faça o tratamento que mais é recomendado ao seu caso.

Tabagismo

O fumo é um grande prejudicial para a estética do sorriso devido principalmente aos componentes nicotina e alcatrão, que contribuem inclusive para o acúmulo de tártaro e mau hálito.

Como é o Tratamento para Dentes Amarelados?

Atualmente já existem diversas técnicas e tratamentos clareadores que podem ser realizados para recuperar o branco dos seus dentes ou para tirar as manchas deles. Algumas delas, são:

Profilaxia

É um procedimento totalmente seguro que pode ser realizado em qualquer paciente. Remove manchas, previne o escurecimento e ainda recupera o brilho dos dentes.

Peeling Dental

Esse tratamento, também conhecido como Abrasão Superficial, é indicada para pacientes que tiveram seus dentes manchados por flúor ou antibióticos na infância, sendo um tratamento que se baseia no polimento superficial dos dentes.

Clareamento Ambulatorial Convencional

Sendo um tratamento feito por uma ou duas sessões, as substâncias químicas removem a camada externa dos dentes, deixando o seu sorriso com uma cor homogênea.

Clareamento com Laser

Essa técnica é muito parecida com o clareamento ambulatorial convencional. Nela, as substâncias químicas são aplicadas por meio da luz fria concentrada de laser.

Lentes de Contato

Essas lentes estão se tornando cada dia mais comuns, já que são uma ótima opção para quem quer um sorriso totalmente branco.

Sendo uma “capa” de porcelana na superfície dos dentes, permite a criação de um sorriso perfeito, com formatos e tons de branco desejados. Essa é uma técnica mais invasiva e que exige um desgaste prévio dos dentes, mas que traz resultados satisfatórios.

Agora que você já sabe de todas as causas e tratamentos que podem ser feitos para reduzir o amarelo dos seus dentes, deve saber também que com um plano odontológico você tem cobertura em muitos procedimentos e não precisa pagar nada por eles!

Imagine poder fazer um clareamento, restauração ou até uma extração sem precisar gastar muito? Isso pode se tornar realidade!

Nos acompanhe nas redes sociais e receba conteúdos gratuitos sobre as diversas linhas seguradoras.