O mercado de suplementos vitamínicos cresceu muito nos últimos anos. Muitas pesquisas indicavam que nos próximos anos nossa alimentação seria feita em sua maioria por cápsulas, já que teoricamente poderiam substituir os alimentos sem haver nenhuma perca nutricional.

Acontece que as coisas não são bem assim, e os suplementos vitamínicos que encontramos são necessários em apenas alguns casos (e devem ter indicação de um nutricionista ou outro especialista, nunca administrados por conta própria).

Uma dieta equilibrada é o principal

Se todos tivéssemos uma rotina de dieta balanceada onde ingerimos as quantidades que precisamos de ferro, cálcio, vitaminas e minerais, qual seria a função de ter que comprar suplementos vitamínicos?

É verdade que essas cápsulas podem auxiliar em nossa saúde, mas por outro lado, podem causar graves problemas já que oferecem grandes quantidades de seus componentes, e às vezes nosso corpo nem precisa tanto de tal substância.

Quando os suplementos são indicados?

Confirmar a necessidade de suplementos com um médico é indispensável, afinal, será por meio dos exames de rotina que irão constatar os reais níveis de vitaminas e minerais presentes no seu corpo.

Existem situações em que a administração de suplementos é realmente necessária, como em casos de:

Gestação

Durante a gravidez o corpo da mulher sofre muita alterações, e para garantir a saúde da gestante e do bebê, são necessários suplementos como o ácido fólico, ferro, cálcio e vitamina D para que os nove meses corram da maneira mais saudável possível.

Bebês e Crianças

Para esse grupo, a recomendação é que bebês e crianças recebam suplementos de vitamina D (desde o nascimento) e de ferro (a partir dos 4 meses) até que comecem a ingerir alimentos que contenham essas vitaminas.

Idosos

Na terceira idade é normal que o corpo e saúde estejam mais debilitados, então o acompanhamento de suplementos com vitamina B12, vitamina D, cálcio e minerais é recomendado para manter o bom funcionamento do metabolismo.

  • Lembre-se: O acompanhamento médico sempre vai ser necessário para que durante o passar dos anos, vitaminas, minerais e suas doses sejam ajustadas de acordo com a sua necessidade.

Fatores que contribuem para a necessidade de suplementos vitamínicos:

  • Dietas não balanceadas e não recomendadas por profissionais;
  • Preparo de alimentos não adequado;
  • Pouca ingestão de água;
  • Dificuldade de mastigação;
  • Comprometimento da digestão;
  • Diminuição da absorção de vitaminas e minerais pelo organismo.

Suplementos vitamínicos em tempos de COVID-19

Depois do começo da pandemia no ano de 2020, a busca por suplementos que ajudem a aumentar e melhorar a imunidade cresceu bruscamente em farmácias, internet e demais pontos de venda.

Mesmo que a alimentação seja o principal caminho para regular vitaminas e minerais que precisamos, as pessoas passaram a ver os suplementos como uma alternativa de valor que cabe no bolso, e que acaba sendo mais uma medida de prevenção contra a covid-19, mesmo que isso não tenha sido comprovado cientificamente.

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários.

Nos acompanhe nas redes sociais e receba dicas e notícias diárias sobre as linhas seguradoras.