Um veículo é um bem muito valioso que precisa de uma proteção especial para quando algum imprevisto e acidente de trânsito acontecer.

Na hora de contratar um seguro, sabemos que os termos e detalhes podem gerar muitas dúvidas, então para você entender perfeitamente o que está contratando, separamos as principais dúvidas sobre Seguro Auto para responder nesse artigo.

O que é prêmio do seguro?

Prêmio é o valor pago pelas coberturas da apólice de seguro do seu veículo. Ele que caracteriza a compra de um seguro, podendo ser pago à vista ou parcelado. 

O pagamento é a principal obrigação do segurado (contratante do seguro) já que a seguradora que irá arcar com os ricos no trânsito, e o atraso ou não pagamento pode resultar em um período sem a proteção do seguro.

O que é franquia?

A franquia é um valor estipulado no momento da contratação do seguro, representando a parte do prejuízo que deverá ser arcada pelo segurado em decorrência de um sinistro.

Dessa forma, se o prejuízo de um sinistro não ultrapassar a franquia, a seguradora não indeniza o segurado.

  • Sinistro: Termo que define o acontecimento de um evento previsto e coberto no contrato. Exemplo: Acidente de trânsito, árvore que caiu em cima de um carro.

O que é bônus?

É um benefício concedido aos motoristas que apresentam um bom histórico como condutores. Quando for aplicável ao seu contrato, o mesmo estará aparecendo na proposta e na apólice.

É possível contratar um seguro para veículos antigos?

Sim! Muitas seguradoras oferecem apólices específicas para carros com 10 anos ou mais. Já outras, oferecem apenas a cobertura básica contra roubo e furto, já que os modelos mais antigos de veículos são mais propensos a terem dificuldade de encontrar peças e problemas mecânicos.

O que é a perda parcial do carro?

Esse tipo de perda são os casos onde o dano causado ao veículo não supera 75% do seu valor de mercado, sendo possível consertar o automóvel.

O valor pago pela seguradora vai diretamente para a oficina, sendo conhecida como “indenização parcial”.

E o que é a perda total do carro?

O famoso “PT” é quando os danos causados ao veículo passam de 75% do valor de mercado, ou seja, não poderá ser consertado.

O valor pago pela seguradora vai diretamente para o segurado, que recebe a “indenização integral” com valor baseado na tabela FIPE.

As seguradoras podem recusar a apólice para meu veículo?

Infelizmente podem. Normalmente isso acontece por:

  • Alto risco de roubo ou furto;
  • Quando o veículo está fora de linha e se torna difícil de encontrar peças originais;
  • Quando o veículo é importado e as peças para reparos acabam ficam muito caras.

Quando estiver na hora de renovar o seguro, posso trocar de seguradora?

Sim, você pode. Mas vale lembrar que as seguradoras podem oferecer descontos e benefícios para condutores que estão com ela à vários anos e que apresentam um bom histórico de direção.

Todo seguro auto é anual?

Atualmente no mercado exitem muitos modelos de apólice, que são personalizadas para atenderem da melhor forma todas as suas necessidades.

Podemos elaborar apólices anuais, mensais, e até que são por dias e no modelo “pague quando usar”, tudo vai depender da utilização do veículo e da sua preferência.

Tem mais alguma dúvida em relação ao seguro auto? Deixe sua pergunta nos comentários.

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