Quem é apaixonado pelos modelos de carros antigos dos anos 60,70 e 80, sabe da importância de se manter a manutenção em dia e de tomar um cuidado especial na hora da restauração do veículo.

A primeira coisa que passa na cabeça de muitos, é que para se restaurar um carro é preciso ter um valor muito alto de dinheiro em mãos, mas na verdade, as coisas não funcionam sempre assim.

Modelo e Estado de Conservação

Antes que você compre um carro de modelo antigo, deve considerar seu planejamento financeiro, já que as peças projetadas antigamente não eram tão tecnológicas como hoje em dia, e comprar um carro no calor da emoção, pode colocar o seu sonho em risco.

Estude os prós e contras de cada modelo

Não é nenhuma novidade que cada modelo de carro tem suas peculiaridades, mas ainda sim isso é algo que passa desapercebido na hora de adquirir um veículo.

Principalmente para carros mais antigos, é importante que você frequente eventos automotivos e converse com profissionais experientes, já que é todo esse conhecimento que vai fazer você adquirir o modelo que realmente  atende às suas expectativas, e que vai fazer a diferença na hora de cuidar da sua relíquia.

Investimento necessário

Tudo vai depender das condições atuais do veículo, como anda o mercado para  fabricação de peças e da análise do profissional (pois muitas vezes uma reforma já atende as necessidades do seu carro).

Deve ser levado em consideração se você vai adquirir um veículo que sempre foi bem cuidado e mantido com peças originais, ou se vai pegar um carro de modelo mais antigo para começar do zero o processo de restauração.

Caso você se enquadre no segundo caso, o processo de restauração pode passar facilmente de R$20 mil reais, então analise bem todas as suas possibilidades antes de fechar um negócio.

Restauração X Reforma

Enquanto a restauração veicular envolve recuperar toda a originalidade do carro, considerando peças, cores, rodas e calotas,  na reforma, podem ser utilizadas peças que não são do mesmo ano que o veículo, formando o que é popularmente conhecido como “colcha de retalhos”.

Partes de uma restauração:

Funilaria e pintura

O visual do seu carro que vai refletir seus cuidados com ele, então seja extremamente crítico em relação à isso.

Uma lataria batida, machada pelo sol ou enferrujada, com certeza é algo  que vai pesar no seu bolso na hora de fazer a restauração ou mesmo a manutenção do seu veículo. Então se você pode evitar, é melhor não dar brecha para essas coisas acontecerem.

Revisão mecânica

Nessa parte do processo de restauração que irá ocorrer a desmontagem do veículo para uma melhor avaliação do seu funcionamento.

Cada parte do seu carro será analisada cautelosamente: freios, amortecedores, pastilhas e câmbio, muitos podendo já ser trocados como medida de prevenção.

Manutenção e acessórios

Antes de efetuar a compra de um veículo de modelo antigo, você também já deve considerar os gastos de manutenção, já que as peças podem ser mais difíceis de se encontrar, e você terá que contar com especialistas para mexer no seu carro. Vale também, pensar se você vai querer colocar acessórios para deixar seu veículo com a sua cara.

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários.

Nos acompanhe nas redes sociais e receba dicas e notícias sobre as linhas seguradoras.