Empresas que transportam ou embarcam mercadorias em ferrovias, rodovias ou de formas aéreas e hidroviárias, estão sujeitas a vários riscos e imprevistos, e é justamente para ajudar nessas horas que existe o Seguro para Cargas.

O Seguro para Cargas

Garantindo que tudo chegue ao seu destino perfeitas condições, essa linha seguradora também paga indenização perante os imprevistos que podem acontecer durante o trajeto, garantindo total comodidade e tranquilidade com as mercadorias que estão sendo transportadas.

É importante dizer que, geralmente, as coberturas oferecidas por esse seguro são válidas durante o período em que a carga está em transporte, mas mesmo assim existe a possibilidade de estender a proteção para o período em que a mercadoria ainda está em depósitos ou armazéns.

Além dessa cobertura, essa linha seguradora também obedece à legislação, já que pode ser obrigatório ou facultativo para certas modalidades de embarcadoras e transportadoras.

  • De acordo com artigo 20 do Decreto nº 73/1966 e o artigo 10 do Decreto nº 61.867/1967, são obrigatórios o Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C / para transportadores) e o Seguro de Transporte Nacional, para embarcadores.

Para uma única viagem ou para um período?

Essa linha seguradora pode ser contratada apenas para uma viagem ou para várias que irão acontecer no período de um ano.

Para Cargas Avulsas (Embarque/Viagem Única), é recomendada que a contratação seja feita pelo embarcador, sendo um tipo de apólice indicada para transportes feitos com veículo próprio, agregados ou autônomos, garantindo o pagamento de indenização para os prejuízos sofridos nessa única viagem.

Já para a Apólices Abertas (viagens que acontecerão dentro de um ano), empresas que fazem transportes frequentemente devem realizar a contratação.

  • As mercadorias necessitam de averbações tratando de todos os detalhes da viagem.

Por que ter um Seguro para suas Cargas?

Diante do cenário onde cotidianamente acontecem vários extravios, roubos e furtos, avarias e acidentes, um Seguro para Cargas é uma forma da empresa traçar um plano de Gerenciamento de Riscos, afinal, uma das suas principais vantagens é oferecer o pagamento das perdas.

Algumas Coberturas

Existem diferentes tipos de coberturas que podem variar de acordo com a combinação de ocorrências, podendo incluir:

  • Acidentes: Colisão, capotagem, tombamento, incêndio ou explosão do veículo que está transportando;
  • Roubo durante o trânsito ou desaparecimento total da carga com o veículo em movimento;
  • Avarias como quebra, vazamento, arranhões, amassados e outros incidentes que não são decorrentes de acidentes durante o percurso;
  • Limpeza da Pista: Contenção e remoção de mercadorias, utilização de produtos para anular efeitos causados pela mercadoria, desinfecção do compartilhamento de carga, tratamento e destinação dos resíduos.

Ainda existem muitas outras coberturas que podem ser incluídas na apólice, como a de Responsabilidade Civil Ambiental e Seguro de Vida para os Motoristas.

Como Contratar?

As elaborações da apólice são feitas por uma corretora de seguros, que irá calcular o valor tendo base no tipo e preço de mercadoria, distância que será percorrida e tipo de transporte que será realizado.

Nossa parceira Porto Seguro, oferece serviços exclusivos para atender as necessidades de embarcadores que se enquadram como micro e pequenas empresas, indústrias, comércios e serviços, empresas de médio e grande porte e até mesmo para operações de importação e exportação.

Também oferece proteção para transportadoras ao oferecer Responsabilidade Civil e Responsabilidade Civil Ambiental para mercadorias que sejam perigosas ou poluentes.

Agora que você já conhece melhor sobre tudo que um Seguro de Cargas pode oferecer, por que não fazer uma cotação sem compromisso com nossa corretora?

Nos acompanhe nas redes sociais e receba dicas e notícias sobre as mais variadas linhas de seguros.