Muitos motoristas cuidam do seu automóvel como se fosse um filho. Trocam pelas melhores peças, melhores pneus, melhores acessórios, mas muitas vezes, esquecem da sua segurança e a de quem vai com eles.

O Kit Obrigatório é de extrema importância para situações de emergência que podem vir a acontecer no trânsito, e por esse motivo, não deve ser esquecido. Carros que saem de fábrica já vem com ele embutido, mas vale ressaltar que se for comprar um veículo usado, é melhor conferir para não passar por nenhum perrengue.

Funções do Kit Obrigatório

Quando você tem uma dor de cabeça, não vai ao médico para receber um diagnóstico já que você sabe que tomando uma aspirina irá melhorar. Com os carros, isso não é diferente: se você sabe que seu pneu furou e você tem tudo o que precisa em mãos, por que não trocar você mesmo?

Sempre que você adquirir um novo automóvel, vale a pena buscar por ele e conhecer a utilidade das peças. Em uma emergência, onde você está atordoado e nervoso, você não vai querer acabar se confundindo e perder tempo procurando algo que (muito provavelmente) fica embaixo do estepe, não é?

O que faz parte desse Kit?

Quem é motorista de longa data provavelmente já conhece as peças e as utilidades de cada uma delas, mas mesmo assim, sempre é bom dar uma refrescada na mente. Os itens que compõe o Kit obrigatório, são:

  • Chave de Rodas: Uma ferramenta utilizada na troca de pneus e para afrouxar os parafusos. Existem diversos modelos, como em formato de estrela (em veículos mais antigos), em forma de “L” (nos automóveis mais recentes), e até podem vir acompanhadas de um adaptador como alavanca para parafusos mais resistentes e também para acionamento do macaco.
  • Estepe: Há quem evite andar com estepe no carro para evitar roubos e furtos, mas se houver um imprevisto, você não vai querer ficar na mão por conta do seu medo.

O estepe é um pneu reserva do carro que deve ter as mesmas características dos pneus que estão em uso, até mesmo em questão de marca e calibração.

  • Macaco: É a ferramenta que suspende o automóvel do solo, tornando a troca de pneu mais ágil e fácil. Verifique o manual de seu veículo para ver a recomendação de posição dessa ferramenta, mas se não encontrar, tenha certeza de posicionar na parte metálica do assoalho.

Antes de começar a fazer uso do macaco, certifique-se que o freio de mão realmente está acionado para evitar acidentes. 

  • Triângulo: Independente do motivo de seu carro ter parado no meio da via, você deve sinalizar com um triângulo para avisar os outros motoristas que logo em frente devem desviar.

É recomendado que esteja no mínimo a 10 metros de distância, mas se o local for muito movimentado você pode usar outros itens como lanternas e galhos de árvores para te ajudar na sinalização.

Extintor de Incêndio nos Automóveis. Obrigatório ou Não?

Depois de inúmeras discussões quanto ao extintor de incêndio nos carros, o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) removeu a obrigatoriedade desse item no ano de 2015, mesmo que bombeiros e órgãos de resgate e salvamento defendam a obrigatoriedade.

Se bombeiros defendem, por que foi dispensado?

Por que seguindo as estatísticas, em menos de 3% dos acidentes no trânsito o extintor é usado. Você não será multado por não ter um em seu carro, mas em uma emergência, não é melhor contar com ele?

Não tenho esse Kit… E agora?

A falta do Kit Obrigatório no automóvel é considerada uma infração gravíssima, e pode te dar uma multa no valor de R$191,54, além de sete pontos na CNH.

Sempre verifique o kit obrigatório assim como o estado dos retrovisores, lanternas, e demais partes do veículo, já que se não estiverem em boas condições, você pode pagar muito mais caro do que um simples conserto.

Nos acompanhe nas nossas redes sociais e receba dicas e notícias sobre as várias linhas seguradoras.