Quando descobrimos que temos uma doença, ficamos preocupados em como nosso corpo reagirá, em como serão os tratamentos e por tudo que teremos que passar. Porém, se já contarmos com um bom plano de saúde que ofereça ampla cobertura, essa preocupação pode diminuir por sabermos que conseguiremos nos cuidar da melhor maneira.

Agora no mês de Outubro, são realizadas campanhas de conscientização sobre o Câncer de Mama, e por esse motivo, trataremos da importância de se prevenir com um convênio que possa cobrir os exames e tratamentos necessários.

O Câncer de Mama

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada das células, que se multiplicam e formam o tumor. Existem vários tipos dessa doença, e por isso, evolui de formas diferentes.

De acordo com os dados disponibilizados pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), o número de casos de câncer de Mama no ano de 2020, até o momento, é de 66.280.

Quais são suas causas?

Um dos principais motivos do surgimento da doença, é a idade (quatro de cinco casos acometem mulheres a partir dos 50 anos). Outros fatores que influenciam, são:

  • Obesidade, sedentarismo e inatividade física;
  • Alcoolismo;
  • Primeira menstruação antes dos 12 anos;
  • Histórico familiar de câncer no ovário e nas mamas;
  • Não ter tido filhos (ou ter a primeira gestação após os 30 anos).

Como é a sua Prevenção?

Uma rotina com uma alimentação balanceada com comidas o mais natural possível, horário para prática de atividade física, manter o peso adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e evitar uso de hormônios sintéticos, são medidas que em conjunto, ajudam na prevenção do surgimento do câncer de mama.

Visitar o médico regularmente e fazer os exames preventivos é uma medida essencial de cuidado com a saúde, que além de ajudar a prevenir o câncer, auxilia na prevenção do surgimento de várias outras doenças.

Diagnóstico Precoce

O câncer de mama pode ser diagnosticado bem no começo, tornando o tratamento menos agressivo e até mais rápido.

Seu diagnóstico é feito quando se observa um nódulo suspeito nas mamas, e para a avaliação, são feitos exames de imagem. Após a confirmação do tumor, é necessário a realização de uma biópsia.

O Papel do Plano de Saúde

Apesar de o tratamento poder ser feito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), contar com um plano de saúde nesses momentos garante que a mulher possa ser atendida por profissionais especialistas na doença, e que ainda receba apoio psicológico ao ser encaminhada para tal especialidade.

Quando se recebe o diagnóstico, a mulher pode se sentir desamparada e com medo, sendo essencial que o médico que irá dar a notícia saiba como acalmá-la e passar todos os cuidados que serão precisos.

O papel da família também é extremamente importante, pois é ela que também vai prestar apoio nos altos e baixos durante o tratamento. Mostrar solidariedade com o familiar não é demonstrar pena ou dó, mas sim, ajudar a manter a cabeça erguida e passar por mais um desafio.

Se você ainda não tem um plano de saúde que você possa ter a tranquilidade e certeza de ser atendida por profissionais experientes em uma especialidade, fale com nossos consultores e faça uma cotação gratuita e sem compromisso.

Nos acompanhe nas redes sociais e acompanhe as notícias e dicas sobre as diversas linhas de seguros.