O que é o Seguro Garantia Financeira?

O Seguro de Garantia Financeira é uma proteção para que o contrato não seja quebrado, tendo por obrigação pagar (diferentemente das outras linhas seguradoras onde a obrigação é fazer) para que a empresa não sofra com um prejuízo financeiro inesperado.

Pode ser utilizado em contratos de financiamento e de construção, fornecimento ou prestação de serviços, tendo como principais beneficiários as empresas privadas ou bancos de fomento.

Partes Envolvidas

Assim como em outras vertentes, o Seguro Garantia Financeira possui três partes envolvidas:

  • Segurado: É quem contrata o serviço, ou seja, beneficiário da apólice.
  • Tomador (Contratado): É o responsável pelo cumprimento contratual, seguindo os acordos pré-estabelecidos.
  • Seguradora: É a responsável por garantir o pagamento de indenização pelo não cumprimento dos termos em contrato. 

Análises e Apólice

Por se tratar de um seguro bem estruturado, a aceitação é bem criteriosa e a análise passa por alguns crivos. A seguradora irá analisar os balanços, que deverão estar impecáveis. Alguns anos consecutivos de prejuízo podem inviabilizar a apólice. 

Após a aprovação do crédito, o processo de emissão da apólice é rápido mesmo se tratando de Licitações Públicas. Para os contratos privados, o processo é bastante ágil mesmo se tratando de apólices Taylor Made.

  • Apólices Taylor Made são apólices feitas sob medida para atender as necessidades de cada cliente.

Benefícios

Dentre os benefícios trazidos por essa linha seguradora, podemos mencionar:

  • Análise individual do tomador e dos Riscos: Dessa forma, é possível definir uma taxa que esteja alinhada com a condição financeira da empresa. Serão avaliados capacidade financeira, econômica, técnica e moral de cada cliente.
  • Não utiliza crédito bancário: O Seguro Garantia Financeira não compromete as linhas de crédito, permitindo que o cliente as utilize como preferir.
  • Agilidade: O processo de emissão da apólice é bem ágil, principalmente quando se trata de licitações ou contratos privados. O cliente é tratado de forma diferenciada, não como apenas “mais um na carteira”.
  • Segurança: A companhia seguradora se responsabiliza pelo pagamento de indenização pelo não cumprimento dos termos em contrato (caso isto venha a acontecer).
  • Solidário: A apólice é solidária ao contrato e sempre seguirá os termos contratuais, que são vistos como obrigações, não números. 

O Seguro Garantia Financeira é a linha seguradora que trabalha em benefício de sua empresa. Nós da MGM Brokers estaremos ao seu lado sempre que precisar.

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro das notícias das diversas linhas de seguros.