Na era da internet e smartphones cada vez mais potentes, a grande maioria das pessoas se torna cada vez mais sedentária. Momentos de lazer em família deixaram de ser passeios em um parque, para serem momentos onde cada um está em um canto utilizando seu celular. Mas você consegue imaginar qual a relação disso com o aumento de casos de infarto durante o inverno?

Baixas Temperaturas 

Com a chegada da estação mais fria do ano, é comum que nos preocupemos com as doenças respiratórias e virais, ainda mais no atual momento em que estamos vivendo a Pandemia do Coronavírus.

Devido às baixas temperaturas durante o inverno, é comum que tenha a contração dos vasos da superfície do nosso corpo, o que pode fazer com que o sistema circulatório fique sobrecarregado, aumentando os riscos de se ter um infarto. De acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), durante o frio o número de casos de infarto aumenta em 30% em relação aos números durante as outras estações.

Grupos de Risco

O infarto é uma doença que é muito relacionada à terceira idade. Porém, a cada ano, a taxa de ocorrência entre jovens e adultos cresce consideravelmente principalmente na faixa etária dos 20 anos até 39 anos de idade.

Durante o período de quarentena pela Pandemia do COVID-19, o diagnóstico se torna mais difícil pelos idosos estarem evitando e até mesmo retardando idas ao pronto-socorro. É uma das medidas preventivas ao contágio, mas é indispensável continuar realizando o acompanhamento médico.

Também estão no grupo de risco pessoas que têm excesso de colesterol, obesidade, pressão alta e diabetes, homens a partir dos 40 anos de idade e mulheres acima de 50 anos.

Vacinação

Há um motivo específico do por que em todos os anos a primeira fase de vacinação da gripe é voltada ao público da terceira idade. Uma infecção respiratória grave como a gripe, que pode evoluir e se tornar uma pneumonia, é um grande chance de se ter um infarto.

Também existe a questão da cidade onde se reside, já que nas grandes metrópoles como São Paulo há uma maior produção de poluição, que também é fator prejudicial e que contribui para a elevação da taxa de contágio e de doenças.

Sintomas

Os principais sintomas de um infarto, incluem:

  • Fortes dores ou pontadas no peito, que podem irradiar para outros membros como as costas, pescoço, braços e até mesmo axilas;
  • Dor, dormência temporária ou formigamento no braço esquerdo;
  • Dor ou incômodo no estômago, sem que tenha ligação com a alimentação;
  • Dores ou fisgadas nas costas;
  • Mal estar;
  • Suor frio e palidez;
  • Respiração ofegante;
  • Incômodo durante o sono;

É normal que os sintomas sejam mais intensos quando algum exercício é realizado ou após as refeições, que são os períodos onde o coração faz um maior esforço e consequentemente, sente mais os efeitos da má circulação.

Como Evitar

Atividades Físicas

Praticar atividades físicas diariamente reduz níveis de colesterol no sangue, ajuda no controle da pressão arterial e ainda auxilia a manter ou perder peso. A recomendação da Organização Mundial de Saúde(OMS) é 150 minutos semanais de atividade, em ritmo moderado, sem exigir muito para não ficar com dores. Para iniciar, uma simples caminhada diária de 30 minutos já é o suficiente. 

Alimentação

Os alimentos que ingerimos diariamente estão a cada dia com mais conservantes, sem contar que muito deles são processados e contém altas taxas de gordura, açúcares e outras substâncias prejudiciais. 

Ter refeições balanceadas e nutritivas, com consumo regular de verduras, legumes, fibras e grãos, são importantes para o bom funcionamento do organismo além de também ajudar a minimizar a incidência de doenças como a diabetes.

Ter um plano de saúde pode trazer muitos benefícios além de conseguir ir em consultas com especialistas regularmente. Mais tranquilidade e segurança em saber que em um socorro terá um atendimento de qualidade, conforto em saber que está fazendo o melhor investimento que poderia fazer, que é na sua saúde e na de sua família. 

Na MGM você está sempre em primeiro lugar. Podemos lhe proporcionar a vida mais segura que merece, então conte conosco em todos os momentos. 

Nos acompanhe nas redes sociais e receba dicas e notícias sobre planos de saúde e as diversas linhas de seguros.