Antes de tratarmos sobre a importância do acompanhamento psicológico no pós doenças, que tal falarmos um pouco sobre a importância em geral do acompanhamento psicológico?

Como sua vida pode melhorar?

Uma sessão com um psicólogo é um tempo que você terá para si mesmo toda semana, onde poderá abrir seu coração sem medo de ser julgado, sem ter que pensar duas vezes no que falar e sem ter que esconder nada.

O psicólogo é quem vai te ajudar a lidar melhor com todos os acontecimentos da sua vida, mas claro, sem dar conselhos (sendo essa a principal diferença entre um psicólogo e um grande amigo).

Com um acompanhamento sendo feito da maneira correta, você se torna capaz de entender e lidar com todos os seus sentimentos e emoções da melhor forma, se torna capaz de lidar de uma forma mais branda com os problemas, e consegue superar todos os obstáculos (que na maioria das vezes estão na sua própria cabeça) que te impedem de alcançar seus objetivos.

E como esse acompanhamento ajuda na recuperação de doenças?

Durante doenças, internações e recuperação de cirurgias o paciente sofre estresse e ansiedade constantes, o que prejudica sua saúde de forma geral e tende a piorar com o tempo.

Com um acompanhamento psicológico o paciente passa a aceitar o acontecimento de forma mais leve, o que colabora para sua recuperação. Esse tratamento pode ser feito por meio da fala de emoções sentidas e vividas durante a internação, sobre o medo da morte, sentimento de não merecimento de estar vivo (já que em situações de acidentes, outros familiares podem ter partido e o sentimento de culpa vem a tona), e muitos outros sentimentos que podemos ter em situações como essa.

E após a recuperação de uma doença, o acompanhamento psicológico ainda é necessário?

O recomendado é que o acompanhamento aconteça sempre, já que a cada nova fase enfrentamos novos problemas e novos obstáculos devem ser ultrapassados.

Após ter vencido uma doença, por toda a tensão e estresse o paciente pode ficar com estresse pós-traumático, depressão ou transtornos ansiosos, sendo importante aprender a lidar com os medos e receios, não permitindo ser controlado pelo nervosismo.

Meu plano de saúde pode me ajudar a ter esse acompanhamento?

A maioria dos planos de saúde cobrem sessões de terapia, basta solicitar uma guia de encaminhamento e agendar seu horário na clínica de sua preferência.

É importante dizer que existem várias abordagens dentro da psicologia, e caso você não se sinta bem com um determinado profissional, pode dizer a ele abertamente que não vão existir receios por perder o paciente ou algo do tipo.

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários!

Acompanhe-nos nas redes sociais e receba dicas e notícias sobre as linhas de seguros.