Os animais de estimação estão sempre sujeitos a se machucarem assim como nós, e isso mesmo que não saiam de casa. Eles são muito curiosos, travessos, muitas vezes até ‘desajeitados’, então podem acabar se prendendo entre os móveis ou caírem de certos lugares, e aí está a importância de se ter em casa um Kit de Primeiros Socorros para o seu Pet.

Ninguém quer vê-los machucados, mas se acontecer, como você deve agir?

A Importância desse Kit

Saber lidar com alguns dos ferimentos é uma maneira de evitar que ele se agrave, mas vale lembrar que esses cuidados não substituem o atendimento de um veterinário.

Com a ajuda dos itens que fazem parte desse kit, você pode tratar tanto de arranhões como de cortes mais profundos, estancando o sangramento até que um profissional possa atender e medicar o seu Pet.

  • Saber lidar rapidamente com os ferimentos pode salvar a vida do seu pet. Peça orientação ao veterinário e mesmo sem nenhuma emergência, treine as formas de higienização e curativos.

Como Montar um Kit de Primeiros Socorros?

Antes de listar os itens mais importantes que devem estar nesse Kit, lembre-se que não se pode usar produtos de uso humano nos pets, já que eles têm um pH e metabolismos diferentes.

Para montar sua maleta com itens de uso veterinário, você vai precisar de:

  • Gazes e Ataduras;
  • Algodão e Esparadrapo;
  • Soro Fisiológico e Água Oxigenada;
  • Sabonete Antisséptico;
  • Luva de Látex;
  • Tesoura sem ponta;
  • Cotonete e Pinça (que irão ajudar a chegar e limpar pontos específicos do machucado);
  • Carteirinha de Vacinação;
  • Caso seu pet use medicamentos, tenha uma lista dos nomes e dosagens para que não corra o risco de se esquecer;

Algumas Dicas de Primeiros Socorros

*Em casos de sangramento excessivo, pressione o lugar até chegar ao consultório do veterinário, onde seu Pet irá receber o tratamento adequado. 

*Se o pet sofreu queimaduras, o ideal é não cobrir, realizar a limpeza do local e levar ao veterinário.

*Em casos de atropelamento, não é recomendado tirar o pet do local. Ligue para a clínica veterinária mais próxima para saber como deve proceder.

Mesmo que você já tenha todos os itens desse Kit em sua casa, recomendamos uma maleta onde você possa deixar todos eles no mesmo lugar, facilitando e agilizando na hora que precisar.

Também busque sempre estar verificando as datas de validades dos itens, já que se estiverem vencidos podem não fazer o efeito esperado para limpar e até prejudicar o ferimento do seu Pet.

Nos acompanhe nas redes sociais e receba dicas diárias de cuidados com os Pets.