Muitas pessoas tem o sonho de comprar seu carro próprio, mas um dos maiores empecilhos é que normalmente, não dispomos de todo o valor para realizar a compra à vista. É aí que o consórcio entra, oferecendo a oportunidade de você ser contemplado a cada mês.

O Consórcio de Veículos

De acordo com um levantamento feito pela ABAC (Associação Brasileira de Administradores de Consórcios), um em cada quatro veículos vendidos são adquiridos por meio de um consórcio.

Isso só prova que essa modalidade de compra é uma das formas mais seguras para comprar ou trocar seu veículo, seja você um autônomo que precisa de um veículo para ir trabalhar, uma pessoa com filhos e quer agilidade na hora de se locomover ou um estagiário que quer começar a poupar para comprar seu primeiro carro ou moto.

No consórcio, pessoas se juntam para cada uma pagar mensalmente uma parte do bem que será adquirido, e dessa forma, você praticamente terá pagado todo o bem antes de o adquirir (bem diferente de um financiamento, onde você pega todo o dinheiro emprestado de uma única vez e adquire o bem assim que decidir).

O que é a Contemplação?

Quando você entra em um grupo do consórcio com outras pessoas, todos irão pagar um valor mensal que permite que a seguradora faça todo mês um sorteio para contemplar um dos participantes.

Após feito o sorteio, a seguradora emitirá uma carta de crédito referente ao valor total das parcelas, e entregará ao beneficiário, que conseguirá adquirir seu veículo antes mesmo do que imaginava.

  • Para que você possa ser contemplado, deve estar com as parcelas em dia. Mesmo tendo ganhado o sorteio, deverá pagar todas as parcelas até o final do período ou então realizar a quitação total do valor.

Como são feitos os Lances?

Os lances são outra forma de contemplação, onde o beneficiário faz seu próprio lance adiantando o pagamento de parcelas futuras (o valor em caixa do consórcio e o valor do lance dado devem ser suficientes para a aquisição do bem).

Existem dois tipos de lances: o fixo e o livre. Este primeiro, é representado por uma porcentagem do crédito definida pela administradora de consórcio, e se for feito por mais de um beneficiário, o desempate é feito considerando o número da pedra chave sorteada.

Já o lance livre, pode ser oferecido por qualquer um dos membros e não tem um valor fixo. A única exigência é informar a administradora sobre a quantidade de cotas que oferecerá antes do início da assembleia (reunião feita mensalmente para sortear um dos membros do grupo para adquirir o bem), sendo contemplado o beneficiário que fizer a maior oferta.

Quais as Características e Vantagens?

As principais características dessa modalidade de compra a longo prazo, são:

  • Possibilidade de escolha do valor das parcelas e em qual período irá pagar;
  • Chance de ser contemplado a cada mês de pagamento;
  • Possibilidade de adquirir veículos novos ou usados;
  • Existe apenas uma taxa administrativa que deve ser paga, não existindo nenhuma taxa de juros;
  • Possui um baixo nível de risco e ainda tem pouca burocracia;
  • Permite que você adquira um carro, moto, veículos náuticos;

Viu só como o consórcio é uma forma inteligente e segura de aplicar o seu dinheiro e ainda garantir que você adquira seu veículo? Entre em contato com nós da MGM Brokers e fale com um dos corretores da nossa equipe.

Nos acompanhe nas redes sociais e receba dicas e notícias sobre as várias linhas de seguros.