Muito se engana quem pensa que nossa pele não precisa de tratamentos constantes. Assim como as outras partes do nosso corpo, nossa pele precisa de cuidados para se manter hidratada e assim evitar outras doenças e problemas que podem vir a surgir com o tempo.

Quando falamos em doenças na pele, automaticamente pensamos nas mais conhecidas, como melasma, vitiligo, alergias e até câncer de pele (doença que tem cerca de 180 mil casos registrados por ano no Brasil).

A situação fica mais preocupante quando refletimos sobre as causas dessas doenças, que estão estritamente ligadas com os nossos hábitos de vida, ou no caso, a falta deles.

Para que você possa conhecer mais sobre tratamentos de melhoria da pele, cuidados e hábitos de prevenção, nos aprofundaremos em cada um desses temas daqui por diante.

Tratamentos para a Pele

Atualmente, temos diversas opções diferentes de tratamento com as nossas peles, como o rejuvenescimento facial, peeling, remoção de manchas e espinhas, esfoliações e até mesmo a aplicação de botox.

Algumas pessoas acham medidas desnecessárias, mas o que elas não sabem, é que esses tratamentos ajudam a melhorar muito a qualidade de vida de quem os faz, ajudando inclusive sua saúde psicológica, já que a questão da aparência, autoestima, bem-estar e auto aceitação, estão estritamente relacionadas ao fato de ter a aparência que tanto sonha.

Um importante ponto para mencionarmos, é que qualquer um desses tratamentos pode ser feito tanto em homens quanto em mulheres. Pode parecer uma questão óbvia, mas muitos homens acabam não cuidando devidamente de sua pele pela questão do preconceito e xingamentos que podem sofrer.

Rotina Básica de Cuidados

Mesmo que as alergias e doenças de pele não possam ser evitadas, tomando alguns cuidados diários elas podem ser mais brandas quando surgirem. Alguns desses cuidados, são:

  • Sempre Use o Protetor Solar: A maioria das pessoas só lembra de fazer uso do protetor solar quando vai em piscinas ou praias, mas a aplicação dele deve acontecer diariamente, a fim de evitar queimaduras, aparecimento de manchas na pele, eliminar riscos de desidratação e até prevenir o desenvolvimento do câncer de pele.
  • Tome água! Para que sua pele fique sempre bem hidratada, tome pelo menos 2 Litros de água por dia para que o corpo receba todos os benefícios que ela traz, se destacando a diminuição de celulite e rugas, prevenção de inchaço, evita o envelhecimento precoce e também melhora a aparência.
  • Tenha uma boa alimentação: É com uma alimentação balanceada que recebemos todas as vitaminas e nutrientes que nosso corpo precisa, como a Vitamina A, que auxilia na integridade da pele e saúde dos nossos olhos.
  • Hora do Banho: Evite ao máximo tomar banho muito quentes e sempre utilize sabonetes adequados ao seu tipo de pele.

Você também deve adaptar seus cuidados de acordo com a estação do ano, já que no frio é comum que nossa pele fique mais ressecada, sendo necessária uma aplicação mais constante de hidratantes ou protetor solar.

  • Mesmo no inverno é necessário a aplicação de filtro solar, já que por mais que encoberto, o sol continua emitindo os raios UV.

O Papel dos Profissionais de Dermatologia

O médico especializado em dermatologia, necessita também entender que cada paciente possui seus próprios motivos para recorrer à sua ajuda, seja por querer à ‘aparência dos sonhos’, por tirar um detalhe que o incomoda ou até mesmo por ter sofrido bullying por determinado motivo em certo momento da sua vida.

Os cuidados com a pele devem ser constantes, e não começarem a partir do momento que se descobre um problema. Visite seu médico no mínimo uma vez por ano e siga todas as recomendações que ele te der, afinal, é dessa forma que sua pele estará preparada por todas as fases que irá passar.

Um plano de saúde com ampla cobertura pode te oferecer descontos na compra dos medicamentos, cremes ou pomadas que você vai usar, além de também cobrir casos de pequenas cirurgias para a retirada de cistos e outros possíveis tratamentos.

Nos acompanhe nas redes sociais e receba dicas e notícias sobre as mais diversas linhas de seguros.