Assim como nós nos preocupamos com a qualidade dos alimentos que ingerimos, também devemos nos preocupar com qual ração e petiscos nossos pets podem se alimentar para que tenham uma ótima saúde.

Oferecer alimentos que não sejam tão adequados para nossos grandes amigos, pode interferir na disposição, saúde, energia e no crescimento e desenvolvimento dele. Esteja ciente de quais são as necessidades do seu pet em cada fase da vida, afinal, é assim que ele terá uma vida mais saudável e feliz.

A Escolha da Ração

Para sabermos qual tipo de ração é mais adequada para o Pet, temos que levar em consideração:

Idade

Os filhotes estão em fase de crescimento, então precisam de bastantes vitaminas e nutrientes para terem um bom desenvolvimento. Seus dentes ainda estão nascendo, então podemos oferecer rações úmidas e secas, já que as úmidas acabam sendo mais fáceis para ele comer, e as secas ajudam a aliviar a coceira nas gengivas.

Já os pets que estão na fase adulta, precisam de uma ração que ofereça as vitaminas e suplementos para um bom funcionamento do seu corpo, para tratar algum problema que possam ter e para que seus pelos sejam bem cuidados.

Pets na terceira idade, além de cuidados com os problemas de cegueira, de coluna, de audição e outros que acabam sendo desenvolvidos com o tempo, também precisam de atenção na hora da sua alimentação, já que seus dentes estão mais fragilizados e uma ração muito dura pode fazer com que eles caiam.

Custo x Benefício

Existem rações de várias categorias no mercado: comum, standart, premium e super premium.

Por mais que não estejamos em um momento financeiro onde possamos estar sempre comprando a melhor ração para nosso Pet, é necessário entender que a mais barata pode sair mais cara, já que não entrega todas as vitaminas que o Pet precisa, então ele acaba comendo mais.

Uma ração com um valor mais elevado, pode até parecer mais custosa num primeiro momento, mas ela entrega todos os nutrientes necessários a saúde do Pet, ele acaba comendo menos e a ração se torna mais benéfica para ele e para o seu bolso.

Rações Secas ou Úmidas?

As rações secas, costumam ser mais completas por oferecem todas as vitaminas e nutrientes que os Pets precisam, mas mesmo assim, é bom que você observe as porcentagens da tabela nutricional, já que algumas contém uma grande taxa de uma substância, mas falta em outra.

Rações úmidas são bem aceitas pelos Pets por serem bem fáceis de mastigar. Seu sabor é bem mais apetitoso e deve ser oferecida em pequenas porções, já que é uma forma do Pet ingerir mais líquido, evitando problemas renais e urinários.

Para dar um agrado para seu grande amigo, que também complete sua alimentação, você pode comprar palitinhos e bifinhos nos petshops, que também trazem grandes benefícios para eles. Que tal conhecer mais?

Petiscos para os Pets

Com vários formatos, cores, sabores e cheiros, em praticamente qualquer petshop podemos comprar petiscos para nossos Pets. Para saber escolher bem na hora de comprar, você deve saber que:

  • Formato: O formato não interfere em quase nada na alimentação do Pet. Existem petiscos de vários tamanhos, pois cada pet tem um gosto, então o jeito é testar e saber qual é o preferido do seu grande amigo.
  • Cores: Pode até ser que uma marca ou outra realmente coloque verduras na composição dos petiscos, mas a grande maioria, é feita com corante. Dê preferência para os palitinhos brancos ou de cores mais naturais/neutras possíveis.
  • Cheiros e sabores: Os diferentes cheiros e sabores servem como atrativos para os Pets, que podem vir a desenvolver uma preferência por um certo petisco.

Os petiscos também podem ser usados de forma a agilizar o adestramento do Pet, sendo oferecidos sempre que o Pet realizar o comando solicitado.

Se houver alguma dúvida quanto à alimentação do seu Pet, vale consultar um veterinário para que ele te passe as recomendações mais adequadas à saúde dele.

Você também pode levar ele a um nutricionista para saber quais alimentos caseiros pode oferecer para completar a alimentação, já que frutas, vegetais e legumes também ajudam no bom funcionamento do organismo dos Pets.

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de notícias e dicas sobre a saúde do seu grande amigo.