É muito comum que nos primeiros meses de vida do cachorro, ele tenha o hábito de dar pequenas mordidas em nossas mãos, ou até mesmo ficar mordendo outros objetos que temos pela casa, como chinelos, cabos de carregador, almofadas, meias, brinquedos das crianças e muitas outras coisas.

Se essa atitude passar a ser um problema que se repete constantemente, é importante que tomemos algumas atitudes afim de conseguirmos educar o pet para que não faça mais isso.

Também é necessário perceber qual é o motivo que faz com que ele te morda (ou a outros objetos), já que pode ter ligação com a idade, nascimento dos dentes ou ser um sinal de algum problema na saúde bucal do cachorro.

Natureza

Faz parte da natureza deles tomar algumas atitudes que às vezes podemos não gostar, mas cabe a nós educá-los para agirem da melhor forma. Eles usam sua mordida como defesa, e o ato de roer algum objeto ajuda eles a limparem seus dentes.

Eles podem morder devido…

Nascimento dos dentes

Os Pets também passam pela troca de dentes de leite para os dentes permanentes, e por isso, existe um desconforto nas gengivas.

Para ajudar a amenizar o desconforto do nascimento dos dentes para ele e das mordidas para você, você pode contar com ajuda de mordedores especiais para filhotes nessa fase.

Durante a troca de dentes, é importante observar se o Pet apresenta algum outro sintoma clínico como dor em alguma região ou falta de apetite. Caso apresente, leve ao veterinário para se ter uma análise de um profissional.

Chamar a Atenção

Muitas famílias passam o dia todo fora de casa por conta de trabalho ou estudos, e quando chegam em casa no fim do dia, é o momento em que o Pet está agitado e quer receber atenção também!

O pet pode levar brinquedinhos até você, mas também pode tentar com latidos e mordidas. Então antes de repreender ele pela atitude, o leve para dar uma caminhada e tire um tempo para vocês interagirem.

Nós acabamos estimulando…

Sim! É super comum que ao invés de termos uma atitude que demonstre uma repreensão para o Pet, demonstre que estamos gostando!

Puxar a mão rapidamente assim que ele dá mordidas, é uma dessas atitudes, já que ele pode entender que é para seguir sua mão e brincar com ela.

O que tentar para o Pet parar de morder?

Gaste mais Energia!

Muitos pets acabam mordendo por que estão entediados ou ansiosos. Para esse caso você pode tentar mantê-lo ocupado, já que sempre estará fazendo alguma coisa e não ficara com energia acumulada.

Uma boa alternativa, é fazer caminhadas ou pequenas corridas junto com seu Pet. Assim ele vai se cansar tanto, que assim que retornarem para sua casa ele vai se alimentar e beber água e vai ficar todo esparramado descansando.

Use Brinquedos Próprios

Os Pets, principalmente os filhotes, precisam de brinquedos que estimulem sua dentição. Assim você consegue preservar os objetos da sua casa e sua mão intactos.

  • Muitas pessoas podem pensar: “Ah, mas se eu der um brinquedo por que ele me mordeu, ele não vai se sentir recompensado? ” – Não! Naquele momento, ele gostaria de brincar com sua mão, já que gostaria de sua atenção. Então o que você também pode fazer, é oferecer um brinquedo e sair do local por no máximo 3 minutos.

Chame a atenção dele para outra coisa

Geralmente os pets pensam que a mordida é uma maneira de chamar a atenção de seus tutores. Então sempre que ele começar, chame o para brincar no quintal/varanda, jogue uma bolinha para ele ir buscar, pegue o brinquedo favorito dele para terem um tempo juntos.

Ao sempre fazer isso, é muito provável que ele esqueça de ir te chamar com mordidas, e passe a levar algum brinquedinho até você.

Recompense!

No meio de uma brincadeira e outra, uma lambida de carinho e outra, o elogie e ofereça recompensas. Ele irá se sentir estimulado, entenderá que o que fez foi certo e irá repetir mais vezes para continuar sendo elogiado e muito paparicado.

Reprimir x Ignorar

Quando o pet estiver indo além dos limites, é momento de repreender a atitude. Use um tom de voz firme e forte, mas sem gritar.

Se o pet chegou recentemente em sua casa, ainda está se adaptando. É necessário entender que a mordida é uma forma de brincadeira entre os Pets, porém a diferença da pele deles e da nossa é grande, já que eles ainda têm pelos e sua pele é mais resistente que a nossa.

Quando eles mordem algum outro pet mais forte, a reação é sair da brincadeira ou emitir um chiado bem alto, então você também pode experimentar usar isso ao seu favor para ajudar a educar seu grande amigo.

Se você já tentou de tudo e não diminuiu a frequência que seu Pet te dá mordidas, você deve consultar um veterinário. Cada Pet tem suas necessidades, e só um profissional poderá te auxiliar qual é o melhor tratamento para que ele tenha uma saúde perfeita e que seja muito feliz.

Os planos da Health for Pet podem proporcionar uma vida saudável e feliz para quem te dá tanto amor todos os dias. Faça mais por quem faz de tudo para te fazer feliz.

Além de seu Pet ser atendido pelos melhores profissionais e ter o melhor da medicina veterinária a disposição, você também conta com diversos benefícios como o serviço Reppara! +, que te oferece conserto em eletrodomésticos, reparos hidráulicos e elétricos, serviço de chaveiro e sem contar que você também economiza em banho e tosa, compra de ração, acessórios e tudo o que seu Pet merece.

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de dicas e novidades do mundo Pet.