As dores nos braços podem surgir por vários motivos e na maioria das vezes não indicam nada grave. Você tem que prestar muita atenção em quais são os momentos em que ela surge, qual a intensidade da dor que você sente, como e quando ela ameniza, pois, se permanecer durante muito tempo, deverá consultar um profissional e dizer todas essas informações.

Os casos mais comuns de dores nos braços são relacionados à:

Tendinite

A tendinite é uma inflamação do tendão que pode afetar diversas regiões, mas as mais comuns são nos pulsos, ombros, joelhos e tornozelos. Ela pode aparecer devido à repetição de movimentos diários, ou seja, um músico, pintor, professores e diversas outras profissões podem sofrer com ela.

Distensão Muscular

A distensão muscular acontece quando um músculo se estica demais e algumas fibras dele acabam se rompendo, geralmente acontecendo pelo excesso de esforço do membro. Seu principal sintoma é uma dor muito forte que aparece após a realização de um movimento ou exercício, sendo muito comum em atletas.

Artrose

A artrose é um problema que ataca as articulações, causando desgaste na cartilagem e danifica os ligamentos. É uma das principais causas de dor no braço nas pessoas a partir de 45 anos, surgindo pela realização de movimentos de grande amplitude com o ombro e cotovelo.

Osteoporose

A osteoporose é uma doença onde existe diminuição da massa óssea. Se você já passou dos 50 anos e a dor nos braços é acompanhada por dor em outras regiões, vale consultar um médico especialista, pois pode ser um sintoma de osteoporose.

Ansiedade

Em uma crise de ansiedade, é comum que sintomas como palpitação no peito, dor nos braços, sensação de garganta fechada e falta de ar surjam. Caso essa seja a situação, tente se concentrar em respirar fundo, pense em coisas positivas ou distraia-se vendo um filme ou fazendo algo que você goste.

Luxação no Ombro

A luxação, é quando há a perda de contato entre dois ossos. Caso ela aconteça em seu ombro, a dor pode irradiar para os braços, mãos e até para os dedos. É uma lesão mais comum entre esportistas de natação, basquete e vôlei, mas também pode acontecer devido à idade, a um acidente, ou por levantar um objeto pesado de maneira incorreta.

Infarto

A dor no braço pode ser sim um sinal de infarto, afinal, a dor que surge no peito acaba irradiando e causando dor nos braços, formigamento, e até mesmo a sensação de garganta fechada e má digestão

Se você suspeita estar tendo um infarto, ligue imediatamente para o número 193 e peça ajuda.

Um hábito que pode te ajudar a amenizar as dores, é tirar um momento de seu dia para fazer uma série de alongamentos tanto para os braços como para outras partes de seu corpo. Não se deve colocar muita força e intensidade nos movimentos, afinal, o alongamento irá auxiliar aliviando a inflamação e na diminuição das dores.

Alongamentos

Como neste artigo estamos falando sobre dores nos braços, iremos deixar a seguir algumas dicas de alongamentos que podem te ajudar:

Primeiro Movimento

Estique um de seus braços para frente, deixe a sua mão virada para baixo e a palma da mão para fora. Puxa suavemente os dedos para dentro (não esquecendo do dedão), até sentir que a parte interna do braço está sendo alongada.

Também pode ser feito com a mão virada para cima e a palma da mão virada para fora, não ficando mais que 30 segundos nessa posição.

Segundo Movimento

Esse exercício é muito parecido com o primeiro. Nele, você estica seu braço para frente, deixa sua mão virada para baixo e fica com a calma da mão virada para você.

Puxe suavemente seus dedos para dentro (não se esqueça do dedão), até sentir que a parte exterior de seu braço está sendo alongada.

Terceiro Movimento

Fique de pé, coloque suas mãos para trás, coloque as palmas das mãos para fora e entrelace seus dedos. Incline sua coluna até onde puder, permanecendo no alongamento no máximo 30 segundos.

Quarto Movimento

Fique de pé, estique os braços para frente, deixe as palmas das mãos viradas para fora e entrelace os dedos das mãos. Deixe os cotovelos bem esticados e após 30 segundos, saia da posição sutilmente.

Os alongamentos caseiros são muito importantes para que você tenha um momento seu cuidando de sua saúde, mas eles têm que ser feitos com muito cuidado para não acabar se machucando. Se você notar um aumento na dor, alguma diferença na realização dos movimentos que você faz em seu dia a dia, consulte um ortopedista. Ele irá avaliar seu caso e recomendará os melhores tratamentos para sua saúde.

É possível que ele solicite que você faça algumas sessões de fisioterapia, mas fique tranquilo já que agora praticamente todos os planos de saúde oferecem cobertura para esse tratamento.

Caso você tenha um plano que não te ofereça essa cobertura, fale com um de nossos consultores. Nós fazemos planos de saúde personalizados para atender as suas necessidades, visando sempre que você tenha acesso aos hospitais e clínicas de sua preferência, com a cobertura mais completa possível.

Acompanhe nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro das dicas e novidades sobre as linhas de seguros.

MGM Brokers, sempre entregando mais proteção e segurança.