Existem momentos em que você terá que deixar seu carro parado na garagem durante um período, seja por ter que fazer uma viagem, por estar usando mais os aplicativos de transporte, por estar andando mais de bicicleta ou por algum dos outros motivos.

Antes de deixá-lo estacionado, você deve tomar alguns cuidados para que ele não fique muito danificado e que você não tenha que resolver os problemas depois.

Limpeza

A higienização por dentro e por fora é um dos cuidados mais importantes que você deve ter. Na parte de dentro retire todas as migalhas, pois elas podem atrair insetos para dentro do seu veículo, e também tire todas as manchas que possam ter nos bancos, já que com o passar do tempo elas ficam mais difíceis de sair.

Na carroceria, lave o carro com água e sabão, seque, e depois encere. Dessa forma, as sujeiras não irão grudar tão facilmente e sua pintura vai se manter melhor durante o período.

Óleo

A troca de óleo deve acontecer sempre no prazo para que não aconteça oxidação e acabe não lubrificando o sistema. Antes de deixar o carro na garagem, troque o filtro e o óleo do fluído de freio, também verificando se a tampa do reservatório está bem fechada para evitar umidade.

Cuidados com a Bateria e Combustível

Muitos dos eletrônicos do carro continuam consumindo a bateria mesmo que esteja desligado. É recomendado que você desconecte a bateria para evitar que no momento em que precisar, não consiga sair com seu automóvel.

Já em relação ao combustível, se ele ficar muito tempo parado é formado uma ‘gosma’ que pode obstrui os filtros, entupindo injetores e muitas vezes até os carburadores. Então lembre-se de tirar o combustível para evitar que esse problema aconteça.

Pneus

Verifique no manual do seu carro qual a pressão máxima que é recomendada. Mesmo que o carro fique sem rodar durante muito tempo, o peso acaba esvaziando os pneus e eles ficam mais ’quadrados’, e você terá que trocar todos eles antes do previsto.

Uma outra dica é colocar os pneus sob um cavalete ou usar calços de apoio se for ficar estacionado em uma ladeira.

Capa Protetora

Usar uma capa de proteção em seu carro, ajuda a proteger da chuva e também a evitar a queimar da pintura pelo sol. Também é uma boa forma de evitar o acúmulo de poeira, afinal, você deu uma boa caprichada na limpeza.

Limpadores de Para-brisa

As borrachas dos limpadores podem derreter e acabar grudando no vidro se você não tomar cuidado com elas. Para evitar esse problema, você pode tirá-las do carro e guardar em um lugar separado, ou então enrolar em um plástico filme para mantê-las da maneira correta.

Deixe tudo bem fechado

Depois de tomar os cuidados necessários com cada parte do seu carro, tenha muita atenção para não deixar nada aberto. Já pensou se você encontra um gato no banco traseiro quando voltar a pegar o carro?

Coloque um pedaço de pano no escapamento e nas entradas de ar, e dê uma última verificada nas janelas, portas e porta-malas.

O que fazer quando voltar a sair com o carro?

Quando for sair novamente com seu carro, deixe as portas abertas durante um período e leve seu carro para fazer uma revisão. Mesmo tomando todos os cuidados, imprevistos podem acontecer.

Poder contar com o Seguro Auto também é muito importante, já que você tem cobertura de guincho, assistência 24 horas, carro reserva e muitas outras que podem te ajudar em várias situações.

Mesmo que você pense que o custo de um seguro é muito alto e que não cabe em seu orçamento, já existem opções no mercado onde você paga somente pelo uso. Que tal fazer uma cotação com nossos corretores?

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as dicas e notícias sobre as linhas de seguros.