A imunidade é uma importante defesa para combater doenças que podemos vir a desenvolver principalmente nas épocas mais frias, e por isso, temos que dar muita atenção a ela. Também vem sendo um dos temas mais tratados em conversas de família, entre amigos e até mesmo com médicos, que dizem que uma alimentação saudável e os hábitos de higiene que passamos a ter com a pandemia da COVID-19, colaboram muito para uma imunidade mais forte.

Nosso sistema imunológico trabalha em conjunto com moléculas, células, tecidos e órgãos, e em cada fase da vida eles funcionam de forma diferente, o que diz que em certos períodos podemos ter uma imunidade mais baixa do que tínhamos antes. Por exemplo, recém-nascidos não possuem seu organismo completamente formado, já os idosos possuem um organismo mais sensível e precisam de cuidados especiais.

Hábitos que Prejudicam a Imunidade

Tabagismo

O fumante está mais suscetível a desenvolver doenças respiratórias já que existe a queda da imunidade devido à nicotina presente, além de também ser uma pessoa mais propícia a desenvolver graves doenças como o câncer.

Alcoolismo

O consumo elevado de bebidas alcoólicas pode prejudicar o organismo de duas maneiras: uma por produzir uma deficiência hormonal, privando o corpo dos nutrientes que estimulam a imunidade; outra, reduzindo a capacidade dos glóbulos brancos eliminarem patógenos (micro-organismos que transmitem doenças).

Sono Inadequado

O descanso é uma necessidade fisiológica do nosso corpo, e assim que nos deitamos, nosso organismo começa a trabalhar internamente, favorecendo o sistema imunológico. 

Se não temos uma boa noite de sono, ficamos mais vulneráveis a uma série de doenças além de ficarmos mais estressados, e com isso, podem vir algumas sequelas, como queda de cabelo e resfriados.

Alimentos que ajudam a aumentar a Imunidade

  • Frutas cítricas: Ricas em vitamina C (um dos principais nutrientes para a imunidade), frutas como laranja, kiwi e acerola ajudam a aumentar a resistência do organismo.
  • Batata-doce: Rica em vitamina A, vitamina C e outros antioxidantes, ajuda no desenvolvimento e fortalecimento do sistema imunológico. 
  • Gengibre: Uma raiz com propriedades antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias, ajuda a evitar infecções e desenvolvimento de diversas doenças. 
  • Própolis: Ele contém proteínas e substâncias capazes de alterar e regular o sistema imunológico, além de trazer o benefício de ser antibacteriano e antiviral. 
  • Iogurte: O consumo regular de iogurtes ajuda a regular o intestino, (que expele todas as bactérias ‘ruins’), ajudando a aumentar a imunidade do nosso corpo.

Check-up e Imunidade

Fazer o check-up te ajuda a estar ciente de como anda sua saúde e de quais vitaminas ou nutrientes precisa repor.  Para isso você dispõe de algumas horas fazendo exames, mas já sai da consulta com todos os tratamentos encaminhados e a orientação médica completa.

Exames que mostram como está sua Imunidade

Hemograma

O Hemograma mede a quantidade de leucócitos, que são as células brancas do sangue e que são extremamente importantes para a imunidade e hemoglobina. Se estiverem em baixo nível, facilitam infecções.

Exames C3, C4 e CH50

Este exame verifica o que está provocando as infecções e alterações na atividade autoimune (quando o sistema imunológico começa a confundir suas proteínas com agentes invasores, e passa a destruir tecidos saudáveis por engano).

Seguindo todas essas dicas, você pode evitar ter problemas derivados da sua imunidade e ainda garante um corpo com mais disposição e com mais saúde. Mas lembre-se: ao notar qualquer alteração, consulte os médicos de seu plano de saúde. Assim, você terá um diagnóstico mais preciso e começa o tratamento com foco em onde está o problema.

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de dicas e notícias sobre todas as linhas de seguros.