Os cuidados com a higiene bucal devem começar na infância, antes mesmo dos primeiros dentinhos nascerem, pois ajuda na saúde da gengiva e da futura dentição, estimulando que a criança cultive bons hábitos de escovação desde pequena.

Para garantir um belo sorriso no futuro, um Plano Odontológico  é uma ótima alternativa, pois não pesa no orçamento familiar e a criança já se acostuma com as consultas e tratamentos.

Cuidados desde o nascimento

Quando a higiene bucal começa logos nas primeiras semanas de vida do bebê, é muito provável que ele carregue esses hábitos durante toda a sua vida.

Nas primeiras semanas de vida, a higienização deve ser feita com uma gase limpa e molhada em água filtrada e fervida, retirando assim qualquer resíduo de leite que tenha ficado em sua boca.

Quando os primeiros dentes apontarem esse hábito deve continuar, mas agora, utilizando uma fralda de pano ou uma escova bem macia, com uma pasta de dentes recomendada à idade do bebê.

  • Muita atenção na quantidade de pasta que será utilizada. Dentistas dizem que para crianças de até três anos, a quantidade deve ser a mesma de um grão de arroz cru. 

Escovar os dentes também é divertido!

Os odontopediatras recomendam que os pais sempre apresentem à hora de escovar os dentes como hora da diversão, mostrando que a escova é amiga e que é de grande importância para a saúde da criança. 

Também é um momento onde é possível estreitar os laços entre pais e filhos, pois podem mostrar um ao outro as maneiras divertidas e cartas engraçadas que fazem ao escovar os dentes.

Por volta dos oito anos de idade, a criança ganha independência e passa a querer realizar sua escovação sozinha. Mas é sempre bom monitorar da maneira que ela o faz, pois certos pontos podem ficar mal higienizados, e se isso ocorrer com frequência, cáries e demais doenças podem surgir.

Odontopediatria

Um odontopediatra, é o profissional que acompanha o desenvolvimento da criança e a auxilia nas melhores práticas de higiene bucal.

Eles ajudam até mesmo os pais, que passam a ter uma melhor noção de como a higiene de seus filhos deve acontecer e também podem acabar perdendo um pouco do medo que eles tem ao ver os odontopediatras atendendo seus filhos.

Por que um plano odontológico para crianças?

Com um plano odontológico, a criança (e toda a sua família) pode fazer um acompanhamento com os profissionais da rede credenciada, e também realizar todos os exames e procedimentos tendo cobertura.

O valor desses planos para as crianças e até mesmo para toda a família é muito em conta e não afeta o orçamento. Aquilo que uma única pessoa gastaria fazendo um único tratamento dá e sobre para pagar o ano do plano odonto de toda a família.

Coberturas

Algumas das principais coberturas que são oferecidas por um plano odontológico são:

  • Consultas com odontopediatra;
  • Limpeza, prevenção e aplicação de flúor;
  • Raios X;
  • Restaurações;
  • Pronto – socorro odontológico 24 horas;
  • Tratamento de canal;
  • Cirurgias (inclusive para retirada do siso);

Ter um plano odontológico pode te auxiliar nos imprevistos que podem acontecer e te ajuda a fazer um tratamento contínuo com os melhores profissionais, que estarão sempre à disposição para tirar todas as suas dúvidas e entregar o melhor tratamento.

Acompanhe-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as dicas e notícias sobre as linhas de seguros.