Um seguro de RC (Responsabilidade Civil), tem a finalidade de garantir a segurança do Segurado contra reclamações e ações judiciais, onde ele seja responsável por ter causado danos materiais e/ou corporais involuntariamente a terceiros.

Ele pode ser empregado para as mais diversas profissões, como para médicos, advogados, engenheiros, arquitetos, contadores e até mesmo para corretores de seguros. Que tal conhecer mais sobre esse seguro para os profissionais da saúde?

RC para Saúde

É crescente o número de reclamações sobre falhas de prestação de serviço de profissionais da área da saúde, pois os pacientes tem cada vez mais acesso à informação e estão muito mais exigentes. Quem nunca foi em uma consulta já com um diagnóstico em mente e já imaginando quais seriam as recomendações de tratamento?

Esses dados, propiciam o aumento da procura de seguros como o de Responsabilidade Civil, que possui uma vertente específica para esses profissionais, onde são inclusos médicos, veterinários, dentistas, hospitais, clínicas, laboratórios e entre outros.

Como o Seguro de RC pode ajudar o profissional?

São consideradas as peculiaridades e riscos apresentados por cada especialidade médica. Isso permite que a apólice tenha cobertura para todos os riscos oferecidos e que a indenização seja garantida caso o Segurado tenha agido com imprudência, negligência ou imperícia profissional. Também pode auxiliar na possibilidade de se realizar um acordo extrajudicial, que protege a integridade do nome do Segurado perante o mercado.

Serviços Profissionais

O seguro ampara em qualquer ato danoso na prestação de seus serviços voltados à saúde, como em um socorro de emergência, enfermidades, ferimentos, alívio de dores, tratamento de lesões ou doenças, entre outras.

Ato do Bom Samaritano

Ampara o Segurado ao receber reclamações por ter agido em uma situação de emergência/urgência em que esteja presente, mesmo que seja fora de seu horário de expediente ou fora de sua especialidade médica.

Danos Morais

Cobertura das despesas relacionadas à reclamações de danos morais ou corporais causados à terceiros.

Comparecimento ao Tribunal

Custeamento das despesas relacionadas ao comparecimento em tribunal, considerando cada dia que for necessária a presença do Segurado.

Responsável Médico

Perdas do Segurado em consequência de reclamações que recaiam sobre ele por conta de seu cargo ou exercício de Responsável Médico pelo Segurado.

Chefe de Equipe

Se refere aos serviços realizados atuando sobre chefia, comando ou orientação/subordinação direta e presencial do Segurado na área da saúde, com o objetivo de prestar socorro de emergência, enfermidades, ferimentos, alívio de dores, tratamento de lesões ou doenças, entre outras. 

Para Instituições

Um Seguro de RC de saúde também pode proteger as instituições de atuação desses profissionais, como hospitais, clínicas, laboratórios de análises clínicas e anatomopatológicos, empresas de home care, e outros tipos de estabelecimentos.

Como Contratar

O seguro RC pode ser contratado como opcional em outro seguro (como residencial, de automóvel e condomínio), como também pode ser contratado sozinho. Como dito anteriormente, essa é uma modalidade seguradora que pode ser desenhada conforme as necessidades de cada um.

Com esse seguro, você fica precavido e mais amparado caso ocorram imprevistos, te deixando mais tranquilo em situações de grande dificuldade.

Acompanhe-nos nas redes sociais e fique por dentro das dicas  e notícias sobre todas as linhas de seguros.