A rede 5G vem sendo desenvolvida para comportar o número crescente de informações e acessos realizados por bilhões de dispositivos  móveis espalhados pelo mundo, sendo tratada como a quinta geração das redes móveis.

O que é o 5G

A grande missão do 5G é proporcionar uma melhor experiência aos usuários , elevando a potencialidade da rede atual (4G), alcançando melhores padrões de velocidade e conexão, tanto para download quando para upload. Significa que essa rede utilizará o melhor espectro de rádio  e permitirá que um maior número de dispositivos acesses a rede simultaneamente. 

Ela promete uma cobertura maior e mais eficiente aos usuários, mais agilidade em transferências de dados, além de ser capaz de entregar velocidades até 12 vezes mais rápidas que a que já utilizamos.

O que essa rede permite fazer?

Quem joga games online no celular ou computador, deve notar um tempo de resposta mais ágil e quase que instantâneo. O mesmo se aplica para as exibições de vídeos em plataformas online, que poderão ser assistidos rapidamente e quase sem falhas.

As vídeo chamadas devem ter uma melhor agilidade na comunicação, com menos falhas da execução de vídeo e áudio. Já os aplicativos relacionados à saúde e bem-estar poderão monitorar sua saúde em tempo real, conseguindo comunicar aos médicos se houver alguma emergência.

Depois de finalizada a instalação da infraestrutura para a rede 5G, será possível a redução do consumo de energia (diminuindo custos), tornando-a mais ecológica.

O aumento do número de aparelhos conectados possibilitará ampliação na tendência mundial da “Internet das Coisas”, permitindo que existam inúmeras possibilidades cada vez mais inteligentes e conectadas, para residências, ruas, hospitais, comércios e até mesmo indústrias.

4G x 5G

No início, a rede 5G deve utilizar os mesmos padrões da 1tecnologia de rádio existente , tendo a intenção de aumentar a capacidade das redes 4G LTE, garantindo um serviço mais consistente aos usuários.

A velocidade a ser recebida dependerá de qual será o espectro de radiofrequência a ser utilizado pela operadora e qual será o investimento em novas antenas e transmissores.

Funcionamento do 5G

Antenas menores com um alcance de alguns metros, como as domésticas, poderão ser instaladas no intuito de repetir o sinal dos dispositivos, o qual será redirecionado à uma estação central. Dessa forma, haverá a possibilidade de uma maior cobertura, chegando até 250 metros.

Claro: SP e RJ

Na última quarta-feira (08 de Julho), a Claro anunciou o lançamento de sua tecnologia 5G em algumas regiões de Rio de Janeiro e em São Paulo. A nova geração de rede da operadora, utiliza a técnica DSS (Dynamic Spectrum Sharing), que aproveita a estrutura que vem sendo utilizada pelo 4G.

Ainda trazendo mais anúncios, a mesma mostrou o Motorola Edge e Motorola Edge +, sendo confirmado que são os primeiros celulares com tecnologia 5G presente em todo território nacional.

A Claro ainda destaca que toda a preparação para essa tecnologia se iniciou no ano de 2017, com a instalação da chamada rede 4.5G. Segundo o presidente da Claro, Paulo César Teixeira, essas duas cidades foram escolhidas por conta do tamanho do tráfego e demanda do produto, além de serem as regiões com maior índice de smartphones de última geração e com grande densidade populacional.

São Paulo

O serviço poderá ser utilizado inicialmente na região da Avenida Paulista e Jardins, posteriormente sendo expandido a Vila Madalena, Campo Belo, Pinheiros, Itaim, Moema, Brooklin, Vila Olímpia, Cerqueira César, Paraíso, Ibirapuera e Santo Amaro.

Rio de Janeiro

O serviço estará disponível na região de Ipanema, Leblon e na Lagoa. Depois, sua cobertura será expandida em toda a orla, do Leme à Barra da Tijuca, Jardim Oceânico, Joá, São Conrado e a famosa Copacabana.

Enquanto o leilão das frequências do 5G da Anatel não acontece (adiado para o ano de 2021), a Claro pode alternar o uso de espectro e permitir a conectividade 4G e 5G enquanto ambas funcionarem no país.

Segundo a Anatel…

A Anatel declarou que todas as empresas de telecomunicação tem liberdade para implementarem o 5G em suas radiofrequências já autorizadas, o que afirma que a nova rede pode surgir em outras operadoras.

A Claro teria vantagem nessa “corrida” por ter maior quantidade de espectro à sua disposição pela aquisição da Nextel, mas não há impedimento algum para as outras operadoras atualizarem suas redes.

Com a chegada da rede 5G, os smartphones tendem a se tornar cada vez mais modernos e com inúmera outras utilidades. E afinal de contas, quem não gostaria de ter um aparelho desses?

Conte com a proteção do Seguro para Celular para proteger mais uma de suas conquistas. Nós da MGM, temos sempre as melhores soluções para lhe proporcionar a tranquilidade que você merece.