Ter uma frota de automóveis à disposição garante a agilidade de mobilidade que sua empresa precisa. Além de diminuir seus gastos com fretes e transportadoras, ainda é possível economizar no valor do seguro adquirindo o seguro Frota para seu negócio.

O Seguro Frota

O Seguro Frota protege e oferece assistência aos veículos de sua empresa, ajudando a evitar prejuízos materiais. Se vários motoristas os dirigem,  a apólice irá oferecer cobertura para todos, sem a necessidade de especificações individuais.

Para esse seguro, são realizadas certas análises que podem influenciar em seu valor e coberturas, as quais consideram toda a frota a ser protegida, quantidade e categoria dos veículos, tipos de atividades de seus condutores, regiões de circulação, histórico de sinistros e outras.

Seguro Individual x Frota

A principal diferença entre as duas modalidades seguradoras está na apólice, já que no seguro Frota um único contrato abrange diversos veículos e condutores.  No individual, cada automóvel requer sua apólice e com as especificidades de todos os seus condutores.

Um outro fator que marca a diferença entre eles, é a questão de sinistros. No seguro Frota, um único sinistro não faz o valor do seguro subir como no individual, tendo variação de valores de acordo com a atuação de todos os automóveis da cobertura.

Tipos de Seguro Frota

Existem duas formas de seguro Frota, sendo que o que as diferencia é a forma de pagamento:

Afinidade

Aqui, o contrato é realizado por um empregador ou associação, podendo ou não incluir os empregados da mesma.

Apesar de ser uma única apólice, a seguradora emitirá certificados individuais para cada integrante. Seu pagamento, é realizado de forma independente pelos próprios funcionários, mas há também a possibilidade de ser feito integralmente pelo empregador ou dividido em partes acordadas em contrato.

Apólices Coletivas

A apólice é montada para uma única pessoa (física ou jurídica) já que todos os veículos estão em seu nome.

Sendo uma pessoa jurídica, é possível incluir os automóveis de diretores e empresas subsidiárias na apólice, desde que sejam legalmente reconhecidas. Também é possível adicionar novos veículos nessa mesma apólice, sendo necessário somente o pagamento correspondente ao prêmio.

Indenizações

Da mesma forma que acontece nos seguros individuais, o seguro frota caracteriza os sinistros em parciais e totais.

Se caracterizado como parcial, a indenização será no valor do conserto, sendo de obrigação do segurado o pagamento da franquia. No caso de um sinistro total, o segurado deve receber o valor de mercado do veículo ou o valor definido na apólice.

  • Neste seguro, o valor de cada sinistro é analisado individualmente, levando em consideração os resultados das análises feitas.

Coberturas

As coberturas podem ser definidas seguindo o perfil e necessidades de cada cliente. Algumas das coberturas que são encontradas nas apólices, são:

  • Colisão, incêndio, roubo/furto;
  • Danos materiais ou corporais causados à terceiros;
  • Acidentes pessoais de passageiros;
  • Assistência 24 horas;
  • Impacto de veículos;
  • Responsabilidade Civil;

Vantagens

  • Flexibilidade de Aceitação – As seguradoras são mais flexíveis quanto a aceitação de riscos para o seguro Frota;
  • Menor valor final de prêmio para cada veículo;
  • Cobertura para acidentes – Causados pelo condutor ou por terceiros;
  • Capacitação Profissional – Algumas seguradoras podem oferecer cursos de direção preventiva e aprimoramento de habilidade para condutores;
  • Facilidade de inclusão e exclusão de veículos;

Com o seguro Frota você consegue diversas vantagens, sendo a principal delas, a economia em não precisar de diversas apólices de seguro auto. Conte com a MGM para proteger todas as suas conquistas.