Na hora em que um novo gato vai chegar em nossa família, pensamos em ração, caixas sanitárias, brinquedinhos, caminhas, cortador de unhas, escova e não podemos esquecer o arranhador.  Mas por que eles devem ter um?

Para que serve?

Os arranhadores são acessórios indispensáveis no dia a dia dos gatos, pois eles têm a necessidade de tirar as camadas superficiais da sua unha. Na própria natureza, os felinos arranham troncos de árvores e pedras para marcar território, já que com esse ato, liberam seu cheiro no local.

O ato de arranhar também é um exercício de relaxamento e alongamento para os músculos e tendões. Fique atento se seu gato não está chamando sua atenção, eles costumam fazer isso principalmente quando seu tutor fica longos períodos longe dele. 

Unhas

Os gatos usam suas unhas para agarrar, escalar, arranhar e se defender. Elas também são essenciais para manter o equilíbrio e a mobilidade adequada.

Deixá-las compridas, é um risco tanto para o Pet quanto para você, já que elas podem crescer e entrar nas almofadinhas (coxim) das patinhas, e causar problemas como se fossem nossas unhas encravadas. Para o tutor, o risco é acabar com ferimentos graves, já que os felinos são um tanto imprevisíveis e podem acabar lhe arranhando.

Tipos de arranhadores

Papelão ondulado

O papelão é um dos materiais preferidos dos gatos, e podemos perceber claramente em suas brincadeiras com as caixas. Esses arranhadores são econômicos e fáceis de substituir, geralmente ficando no chão, e podem ter um brinquedinho para chamar a atenção. Além de ser uma opção mais barata, donos de gato costumam começar com esse antes de adquirir outros mais caros.

Poste com sisal

Dão bastante suporte ao gato, são mais resistentes e tem um valor um pouco mais elevado.

Pelúcia

A maioria desses arranhadores tem diversos usos além de arranhar. Os gatos podem subir e descer, atravessar passagens, pular, escalar e ainda podem se acomodar e usá-los para dormir.

Posições

  • Horizontal: para os gatos que gostam de arranhar tapetes.
  • Vertical: para os gatos que gostam de arranhar sofás e objetos na vertical
  • Inclinados: a famosa “rampa”. Os gatos costumam adorar esse modelo.

Como fazer os gatos arranharem no lugar certo?

-Catnip

O catnip é uma erva muito utilizada para acalmar ou exercitar os felinos.  Pode ser usada de diversas maneiras: em arranhadores (para que ele se interesse pelo arranhador e deixe os outros móveis inteiros), em brinquedos, na caminha e até mesmo na ração, caso o gato não esteja se alimentando bem.

-Coloque o arranhador no lugar do móvel que ele costuma arranhar. Por exemplo: se o gato costuma arranhar os braços do sofá, coloque um arranhador vertical em cada braço.

-Ofereça recompensas: Cada vez que ele arranhar no lugar certo, ofereça petiscos, carinho e brincadeiras como recompensa. Se arranhar no lugar errado, leve ao lugar que deverá utilizar.

-Torne os móveis menos atrativos: cubra os lugares que ele não deve arranhar com materiais que ele não goste, assim, manterá distância. 

Com essas dicas, você vai poder oferecer o melhor arranhador que seu gato pode querer. Acompanhe-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades e dicas do mundo dos Pets!