Diferentemente dos cachorros, os gatos têm um lugar certo de fazerem as necessidades, e é na caixa de areia. Sobre elas, devemos ter atenção em muitos fatores como cuidados necessários, modelos indicados, localização e muito mais.

Cuidados

Muitos tutores acham que a caixa de areia pode ficar em qualquer lugar, que podem usar qualquer areia e que qualquer modelo serve. Cada felino tem uma necessidade diferente, então atente-se à elas e compre as coisas que seu gato realmente precisa.

Localização

Deixar a caixa em um lugar que seja escuro, barulhento, isolado e “fora do caminho”, como na frente da máquina de lavar, não é uma boa opção. Um banheirinho para ele em uma varanda coberta seria o ideal, já que é de fácil acesso para ele e como o lugar é arejado, não ficará com mau-cheiro.

Higienização

Caso você não possua um lugar que seja ventilado para deixar a caixa de areia do gato, a limpeza deverá acontecer sempre. O ideal, é que a limpeza da areia aconteça no mínimo uma vez por dia e é recomendado trocar a caixa de lugar toda semana. A limpeza total pode ser feita de 15 em 15 dias, desde que nesse período todos os cuidados estejam sendo tomados.

Quantidade

Se você tem dois gatos, por exemplo, é ideal que tenha três caixas de areia em sua residência. Pense: Se são dois gatos, os dois fazem suas necessidades cada um em uma caixa e você não tem tempo de limpar mais que uma vez ao dia,  eles não vão querer ficar passando por cima da sujeira. Para evitar que façam no lugar errado, deixa uma extra à disposição deles.

Caixas Auto Limpantes

Se você faz parte do time das pessoas que não gosta de limpar as caixas de areia, por mais que sejam mais caras, invista em uma auto limpante. Após 10 minutos que seu gato sai da caixa ela recolhe os dejetos, permitindo que o ambiente esteja sempre limpo e sem odor.

Tamanhos e Modelos

De modo geral, a caixa de areia deve ter no mínimo uma vez e meia o comprimento do felino, e deve ter uma altura acessível. Gatos jovens não tem problemas para entrar e sair, já os mais velhos, possuem problemas de articulações que dificultam a entrada e saída. Vale lembrar que se você tem um filhote, tenha em mente que ele irá crescer, então já adquira uma maior.

Dois modelos de caixas são mais comuns: as cobertas e as abertas. Por mais que você prefira o primeiro modelo pois o cheiro é contido pela cobertura, os felinos não gostam dela pelo mesmo motivo! Além de ser um local escuro e que se torna mais apertado, só tem uma abertura de saída do cheiro, o que pode fazer com que eles não queiram mais entrar nela.

Areia

É na tentativa e erro que você vai saber qual a que se adapta melhor ao seu gato. De início, evite as perfumadas e que levantem poeira – preste atenção na textura, ela pode ser a causadora da não adaptação dele.

Outro ponto importante sobre elas é a quantidade que está na caixa. Os gatos tem o ritual de enterrar os seus dejetos, o que se torna bem difícil quando há pouca areia disponível, podendo levá-los a fazer as necessidades em outro lugar.

Seu gato não usa a caixa de areia?

Os gatos são animais naturalmente limpos. Eles se lambem, tomam o sol da manhã em longos cochilos e usam a caixa de areia. Se ele não estiver usando-a, leve ele ao veterinário. A recusa da caixa de areia, pode ser um dos primeiros sintomas para descobrir outros problemas.

Agora que você já sabe como escolher a melhor caixa de areia para seu gato, sua compra vai ser muito mais fácil! Acompanhe-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades do Mundo Pet!