A chegada de um filhote em sua casa, requer uma série de cuidados. Temos que pensar no que comprar antes, nas rações, acessórios, quais os lugares que ele irá ficar, o que faremos para a adaptação dele e ainda devemos pensar em como será o convívio dele com os outros membros da família.

O que comprar para a chegada dele?

Para que ele tenha uma melhor adaptação ao local, é importante selecionar um lugar específico para deixá-lo com todas as coisas durante alguns dias. Após ele já ter se acostumado, deixe o livre para conhecer o restante do local, sempre respeitando o tempo dele. Mas afinal, quais são os itens que você deve comprar antes da chegada do novo integrante da família?

Potinhos de Alimentação

São indispensáveis, afinal, eles também precisam se alimentar. Veja como escolher o ideal:

Tamanho

O pote deve ser proporcional ao tamanho do seu Pet. Se for grande demais, você tende a oferecer mais comida, o que pode fazer com que o Pet fique obeso de médio a longo prazo. 

  • Pequeno: Possui capacidade para 240 ml de água e é indicado para cães de pequeno porte como o Yorkshire.
  • Médio: Sua capacidade é de 470 ml e é indicado para cães de médio porte, como o Beagle e Cocker.
  • >Grande: Possui capacidade de 710 ml de água e é indicado para cães de porte grande, como o Pastor Alemão. 

Acessibilidade

Um ponto importante para se ter em mente na hora de pensar em alimentação, é na acessibilidade dos potinhos. Cães de porte grande, que possuem a região do pescoço alongada, tendem a ter problemas para alcanças os potinhos que ficam no chão. O recomendado, seria utilizar um adaptador para que os potinhos fiquem suspensos.

Material

Apesar de os de plástico serem mais comuns e terem um valor mais acessível, não são os mais recomendados. Com o passar do tempo, vão ganhando arranhões que liberam partículas de plástico na ração e água do Pet. 

O mais adquirido depois do de plástico, são os de alumínio. Com eles também acontecem os arranhões, e as partículas de alumínio que são liberadas não são boas para o Pet.

Os mais recomendados são os de aço inox ou cerâmica. O de aço principalmente, pois duram a vida toda e podem ser facilmente limpos com uma esponja lava-louças. Seu preço é um pouco mais elevado mas vale o investimento, visto que durará a vida toda e você não terá que comprar outros. Os de cerâmica também são uma boa opção, mas devem ser manipulados com muito cuidado pois se quebram facilmente.

Tapete Higiênico

Existem dois tipos de tapetes higiênicos: os descartáveis e os laváveis. Os descartáveis tem uso semelhante às fraldas infantis, possuindo um gel que realiza a absorção. Os laváveis, são mais indicados para Pets adultos que já estão acostumados a fazer as necessidades sempre no mesmo lugar.

Esse produto, auxilia no processo de adaptação do filhote em sua nova casa e ainda evita que molhem as patinhas no xixi, já que o gel absorvente puxa toda a umidade, não deixando que o local fique com mau-cheiro.

Deve ser fixado em um lugar que não seja próximo onde os Pets comem e bebem, e não deve ficar em um local aberto, pois em dias chuvosos o tapete irá absorver a água da chuva e não irá cumprir sua função. 

Desinfetante

Quando se tem crianças em casa, sempre fazemos a limpeza nos principais locais que ela fica com produtos que sejam específicos para a faixa etária dela, e que não irão lhe causar alergias. Com os Pets, isso também deve acontecer. 

Muitos dos tutores utilizam produtos comuns para higienizar a casa, brinquedinhos e acessórios do Pet. Por esse motivo, cachorros podem desenvolver alergias e até infecções pelo contato com produtos que não sejam recomendados para eles.

Ração

É de extrema importância que você tenha um conhecimento prévio de com quais comidas o bichinho está acostumado a se alimentar. Para a adaptação dele, compre um pacote da que ele já está acostumado (mesmo que não seja indicada), e vá acrescentando outras aos poucos, até que você e o Pet percebam qual a comida que melhor atende as necessidades dele.

Caminha

Veja quais fatores devem ser levados em consideração na hora da escolha da caminha:

Necessidades do Pet

Seu cachorro possui bastante ou pouco pelo? Se ele possui bastante, não vai sofrer muito com o frio durante o inverno, então se adapta a um colchonete. Se ele possui pouco pelo, o ideal seria uma casinha de madeira ou iglu.

Formato

Repare no jeito que seu cachorro costuma dormir: Se ele dorme todo esticado, é recomendada uma caminha retangular; Se dormir encolhidinho, se adaptará melhor em uma redonda ou quadrada. Para garantir que você compre a certa, meça o comprimento dele quando estiver deitado. 

Material

Para o cachorro só importa que a cama seja bem confortável, ou seja, bem acolchoada. Escolha uma com essa característica, que também seja resistente (que não rasgue facilmente com as unhas) e que seja fácil de limpar. 

Outros itens que você também pode comprar para a chegada do filhote em sua casa, são: brinquedinhos variados, bifinhos e petiscos para cães, coleira, caixa de transporte e shampoo próprio para o pelo dele (caso você queira dar banhos em casa).

Agora que você já sabe quais são os principais itens que você deve comprar antes de receber um novo Pet como integrante da família, suas compras irão ser muito mais fáceis! 

Acompanhe-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades do Mundo Pet!