A hora da escolha da ração é de grande importância, já que é ela que vai fornecer todos os nutrientes necessários para o organismo. É ai que muitos tutores se sentem inseguros, já que existem muitas opções. Qual é a mais recomendada? Será que ele poderia desenvolver uma alergia? Como prevenir a obesidade?

Tipos de Comida

-Rações Secas

São muito tentadoras por terem um preço mais acessível e serem de fácil armazenamento. Ela pode ser deixada o dia inteiro do comedouro, que o felino irá beliscar quando estiver com fome.

Esse tipo de alimento, é completo em nutrientes e muitos veterinários a recomendam por fazer bem para a dentição dos gatos. No entanto, possui apenas 10% de umidade, o que é um ponto negativo, já que os gatos naturalmente não bebem tanta água.

-Rações Úmidas Enlatadas

Possuem um valor mais alto que rações secas, devendo ser consumidas rapidamente. Muitos veterinários recomendam que sejam oferecidos os dois tipos de ração, colocando apenas meia lata de comida úmida no comedouro.

É comum, que os felinos tenham preferência por ela por possui um sabor e cheiro mais apetitoso do que as secas. Um de seus grande benefícios, é ter 80% de umidade, ajudando no tratamento de doenças urinárias e renais.

Qual é a mais recomendada?

Somente durante uma consulta com o veterinário poderá ser definido qual a melhor ração para cada gato. Cada um necessita de diferentes valores energéticos, diferentes percentuais de água, e cada uma das rações auxilia em uma coisa.

Depende muito também, da disponibilidade do tutor: se ele é uma pessoa que trabalha a dia inteiro fora, as rações secas podem ser mais tentadoras por terem mais facilidade de armazenamento e por poderem ficar a disposição do felino o dia todo. Mas e se o felino precisar ingerir mais água? Rações úmidas deverão ser oferecidas e o tutor deverá utilizá-las.

Como prevenir a obesidade?

-Exercícios

Além de ser uma das maneiras de prevenir a obesidade, os exercícios físicos auxiliam também no fortalecimento do sistema respiratório e circulatório, mantém os músculos tonificados e articulações flexíveis, libera energia, ameniza o tédio, ajuda na digestão e é um ótimo meio de diversão entre tutor e gato.

-Tipo e quantidade certa de comida

Conforme as fases da vida, os felinos vão precisando de diferentes tipos de nutrientes: Os mais jovens, precisam de mais energia, proteínas e minerais. Já os mais velhos, tendem a ficar mais tempo em cima de sofás, camas e cadeiras, não necessitando de tanta energia como os mais jovens.

-Monitore o Peso em gatos jovens

Animais que estão acima do peso quando ainda são jovens, tem maiores chances de ficarem obesos quando mais velhos. Por isso, é importante fazer um acompanhamento com nutricionista para oferecer refeições balanceadas e que atendam às necessidades de cada um. (Com o Health for Pet você tem cobertura em consultas com nutricionistas e outras especialidades. Clique aqui para maiores informações).

Alergias e Intolerâncias

Alergias alimentares são responsáveis por 57% das causas das coceiras em gatos. É a terceira causa mais comum após alergias à picada de pulgas e alergias respiratórias.

No geral, é criada de acordo com os alimentos que são mais consumidos, não dependendo do felino ser macho ou fêmea, se é castrado ou não. A maioria dos casos, acontece entre o 2 e 6 anos de idade, mas pode aparecer a partir dos 5 meses até os 12 anos.

Diferença entre Alergia e Intolerância

-Sintomas

A alergia possui sintomas de coceira e problemas de pele. Já intolerância, é associada à problemas de diarreia, vômito e dores de estômago. As causas de ambas, são componentes que são encontrados nas próprias comidas dos Pets: carne bovina, cordeiro, frutos do mar, milho, soja, produtos lácteos e glúten do trigo.

-Diagnóstico

O diagnóstico é muito simples, mas outros problemas podem causar sintomas semelhantes. Se forem descartados, o veterinário pode recomendar um Julgamento de Alimentos.

Esse, nada mais é do que alimentar o gato com novas fontes de proteínas e carboidratos durante 12 semanas. Portanto, nada de petiscos, medicamentos com sabor, nem passeios pela rua (onde o animal poderia encontrar restos de outras comidas).

-Tratamento

O tratamento mais preciso contra alergia e intolerâncias, é uma boa educação alimentar. Após o Julgamento de Alimentos ser feito, os que fazem mal serão retirados da dieta, permitindo que o tutor escolha por seguir uma dieta caseira ou uma preparada comercialmente.

Mesmo após o julgamento de alimentos, é importante continuar observando os comportamentos do felino. É possível que ele desenvolva alergia ou intolerância a novos ingredientes, os quais devem ser retirados da dieta imediatamente.

Agora que você já sabe mais sobre a alimentação dos gatos, uma ótima alternativa de cuidarem da saúde e passarem mais tempo juntos é com brincadeiras e exercícios em casa.

Com o Health for Pet, você tem cobertura em consultas com especialistas e generalistas, urgências e emergências, vacinas, exames e muito mais! Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro das novidades do mundo Pet.