A água é um recurso essencial para os seres humanos e Pets. Descubra qual a quantidade recomendada para os pequenos de quatro patas.

Assim como para nós humanos, os Pets também precisam beber uma certa quantidade de água por dia. Você sabe qual a quantidade ideal que seu cachorro deve tomar? Sabe quais fatores devem ser levados em consideração?

Quantidade ideal de água

Para saber qual a quantidade ideal de água que seu cachorro deve ingerir, muitos fatores são levados em consideração, como raça, tamanho, peso, clima em que vive e etc… Monitorar o consumo, ajuda a manter o animal hidratado e  prevenir doenças futuras.

Tamanho: Um cachorro saudável, deve ingerir de 30 ml a 50 ml por quilo. Ou seja, um cachorro que tenha em torno de 10 kg, deve consumir cerca de 500 ml ao dia. Para que você tenha uma referência de quantidade, confira a tabela a seguir:

Comida: Se ele come mais alimentos secos, precisará de maior quantidade de água para se manter hidratado.

Idade: Em filhotes, é necessário monitorar muito bem o consumo de água. Por serem mais agitados, podem acabar deixando a bebida para depois. Ofereça cerca de meia xícara de água a cada 2 horas.

Exercícios: Todos o cães devem fazer exercícios diariamente. Depois deles, ofereça alguns cubos de gelo para amenizar possíveis inchaços e vá oferecendo água aos poucos.

Medicamentos: Se o veterinário prescrever remédios para seu cachorro, converse com ele se é necessário aumentar ou diminuir o consumo de água.

Qual tipo de água devo oferecer?

Muitos tutores acreditam que toda água é igual, chegando a oferecer água do mar durante viagens à praia, da piscina, da torneira e de muitos outros lugares onde a água não é indicada para o consumo. Assim como para nós, é ideal que a água tenha origem mineral ou seja filtrada, então, vale muito a pena você investir em um filtro ou torneiras que tenham um acoplado.

Troca de água e bebedouro

Quando tomamos água após uma refeição, podemos ver que o copo fica com resíduos dos pedacinhos que estavam em nossa boca. Com os cães, isso não é diferente.

É recomendada a troca de água duas vezes ao dia, e também, a limpeza do recipiente com detergente. Os resíduos que se formam na água parada, podem causar fungos e outras bactérias nos dentes, língua e em outras regiões da boca.

Desidratação

Além de sempre observar a quantidade de água que seu cachorro ingere, atente-se também aos sintomas que ele pode apresentar. Os principais indicadores de desidratação, são:

  • Olhos fundos;
  • Gengivas secas;
  • Letargia (semelhante ao sono profundo, onde a pessoa desperta, mas volta a dormir logo em seguida);
  • Fraqueza;
  • Colapso;
  • Perda da elasticidade da pele: puxe levemente a pele de trás do pescoço do Pet. Estique-a e solte. Se ela voltar rapidamente, é sinal que o cão está hidratado; caso contrário, ele provavelmente estará desidratado.

Agora que você já conhece a quantidade de água necessária que seu cachorro deve ingerir, fique muito atento à todos os sintomas. Caso note alterações, consulte o veterinário.

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro das novidades do mundo Pet.